(''porus'' que significa ''poro'', e ''ferre'' que significa ''ter'')
Este filo do reino Metazoa é constituído por animais denominados esponjas. Este filo se constitui aproximadamente de 6 mil espécies, onde a maioria se localiza no fundo dos mares e uma minoria em aguas doces. Sua digestão é intra celular
A) Pinacoderme: Proteção e revestimento
B) Mesênquima: Espaço para as células
C) Camada de coanócitos: Digestão e promover o fluxa da água
D) Átrio: Cavidade interna
1) Pinacócitos: Proteção e revestimento
2) Escleroblastos: Produção das espículas
3) Espicula: Sustentação da esponja, podem ser de calcário ou silício
4) Amebócito: Célula totipotente, isto é, se transforma em tudo
5) Coanócito: Digestão e promover o fluxa da água
6) Arqueócitos: ''Amebócito evoluído'', reprodução, regeneração e a gêmula
7) Porócito: Passagem para agua, fagocitose de elementos sólidos
8) Fluxo de água
9) Mesohilo: Espaço para as células
10) Gêmulas: Reprodução assexuada do poríferos
Nutrição: Os poríferos se alimentam por filtração, isto é, a agua que passa pela esponja é filtrada, a modo que ela capte micro organismos. A sua digestão é intracelular
Excreção: Sua excreção ocorre por exocitose, os resíduos são lançados no átrio e saindo pelo osculo devido ao fluxo de agua.
Reprodução: Na reprodução assexuada a esponja produz uma gêmula contendo reservas nutritivas. essas gêmulas percorrem o fundo marinho através das correntes marinha até se fixarem no solo. Isso é chamado de reprodução por brotamento.
Na reprodução sexuada a esponja, que na maioria das vezes são hermafroditas, produzem espermatozoides e óvulos. Os espermatozoides se formam de coanócitos e os ovulo de podem se originarem tanto de coanócitos quanto de um tipo de amebócito. Logo após fecundação (interna ou externa) o zigoto se desenvolve e vira uma larva livre-natante. Ela é liberada ao fluxo de água para depois se fixar no solo e virar uma esponja adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário